sexta-feira, 18 de julho de 2014

Comportamento humano



  

Os anos vão passando e a deterioração da sociedade segue a passos largos para um abismo sem retorno. Não vou aqui voltar a falar na perda de valores que está à vista de todos nós, apenas constatar o que todos já conhecem – o egocentrismo, o interesse apenas pelo “eu”; pelos interesses próprios mesmo que com prejuízo para familiares; amigos ou colegas de trabalho.
É gritante a forma desrespeitosa, vergonhosa e de falta de camaradagem que alguns seres humanos, se é assim que se podem chamar, aqueles que sem qualquer pejo passam por cima de tudo e de todos, prejudicando vidas de terceiros que possuem também estes vida pessoal, olhando apenas e tão só para o seu umbigo.
O mais alarmante é a dualidade de critérios verificada de maneira grotesca por aqueles que têm a responsabilidade de travar tais abusos, mas que não o fazer por razões que ultrapassam por vezes o entendimento de quem tenta perceber tais atitudes, mas obviamente não as pode aceitar.
Vive-se num mundo de atropelos, onde vale tudo, mesmo prejudicar pessoas que são leais e buscam o bom ambiente, seja ele laboral, emocional, familiar ou de outra índole!
Ressalvo aqui que todos possuem uma identidade e personalidade própria e que naturalmente é necessário adaptação ao modo de ser e de estar de cada um (todos erram – uma vez entende-se e pode aceitar-se como não premeditado desde que não planeado), mas para isso é necessário diálogo e entendimento entre todos!
Essas pessoas tomam esse tipo de atitudes conscientes e sabendo que prejudicam terceiros, sem estarem preocupados que possa ou não ter repercussões graves, ou menos graves – isso é o que menos importa, passeando-se altivamente como se nada fosse lançando sorrisos de hipocrisia que roçam o nojo, transformando tais seres em fantasmas asquerosos, seres a evitar, o que acaba por destrui amizades e camaradagem entre colegas de trabalho.
A lealdade e a camaradagem devem ser cultivadas por todos, no entanto tal está em decrescente e cada um olha apenas para o seu nariz.
Aqueles que procuram uma boa relação interpessoal e são frontais enfrentam um jorro de críticas daqueles que vivem da hipocrisia, exigindo aos outros aquilo que não praticam, mudando as regras a seu belo prazer, assessorados por quem devia travar atitudes menos recomendáveis. Acompanha por vezes essa hipocrisia um cinismo bajulador que faz perder a paciência a um santo.

Como se costuma dizer, o ser humano habitua-se a todos os ambientes hostis, no entanto também se sabe que todo o ser humano tem o seu limite, quando assiste a injustiças que o assistem a si ou a outros, pois felizmente ainda existem aqueles que procuram o bem comum e não apenas o seu bem-estar pessoal.
A sanidade mental é afectada por todos estes episódios diários que se vão acumulando até à exaustão da paciência de qualquer um, tendo picos de “loucura” que levam à pronuncia de palavras menos abonatórias aos escroques que intencionalmente prejudicam aqueles que muitas vezes lhe dão de “comer” e os apoiam.
Que raio de sociedade é esta? Estamos rodeados de bajuladores, idolatradores de líderes decadentes; hipócritas com ares de superioridade e de bem saber; seres rastejantes que sorvem o mérito alcançado não pelo que produzem mas pelo que conseguem subtrair ao hospedeiro; por indivíduos que omitem a sua verdadeira natureza comportamental, enfim … apetece dizer Puta que pariu esta sociedade decrépita, e peço sinceras desculpas por este impropério mas ás vezes é preciso gritar contra estes filhos de uma mãe que os gerou no ventre com amor, mas cujo veneno criado nos seus corpos lhes matou o pingo de respeito que deveriam ter pelos outros e principalmente por eles próprios, pois a dignidade à muito que a perderam.

Fica o desabafo de mais um entre muitos insatisfeitos com o rumo que leva a caravela do comportamento humano …


João Salvador – 18/07/2014

Sem comentários:

Enviar um comentário