segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Feira do Folar 2013 - Valpaços



Notas sobre o Folar de Valpaços

Porque o Folar de Valpaços é único e genuinamente de Valpaços?



Porque é o único onde todos os ingredientes são produzidos ou confeccionados no nosso concelho!

O trigo que nós colhíamos era esplêndido e de primeira qualidade. E ainda há quem se recorde com nostalgia: “ das malhadas feitas no Bairro das Lajes" porque era aí que se faziam as malhadas.

Nesse local, os homens com os seus malhos “esmagavam o trigo e o centeio”. 

Para além das searas, este concelho também é “muito rico nos produtos do fumeiro e na castanha”. Bens que dão nome à terra e a tornam mais conhecida. A Feira do Folar é um exemplo disso: “feito nas várias aldeias do concelho, o folar está exposto para venda aos milhares de visitantes que acorrem a esta localidade no fim de Semana dos Ramos” – avançou Sandra Araújo, elemento da Câmara Municipal de Valpaços.

Uns compram-no na localidade mas “outros recebem-no em suas casas gratuitamente”. O Folar de Valpaços simboliza “a amizade entre as pessoas” e o “relacionamento entre os familiares”. Muitos dos habitantes que «fugiram» destas paragens para outras localidades recebem-no e “lembram-se das suas raízes” – descreveu o Pe. Manuel Alves. 

Como diz o povo «cada terra tem o seu uso e cada roca tem o seu fuso» e “nós aqui temos o folar que pode ser considerado um símbolo pascal”. O ovo – um dos elementos para a feitura do folar - “tem em si um conteúdo de vida que está dentro da casca. É o símbolo da Ressurreição de Cristo. O ovo parece que está morto mas tem vida e o folar sem ovo não é folar””– relatou o pároco. 

O Azeite do melhor do mundo, porque o micro-clima (Terra quente e terra fria) permite afastar as pragas e obter um aceite suave e macio, com acidez notável de 0,1º

A linguiça e as carnes gordas que derivam da tradição do fumeiro e da matança do Porco... e finalmente os ovos (caseiros pois então) directamente do galinheiro...


in: https://www.facebook.com/pages/Folar-de-Valpa%C3%A7os/104985566239502

(Faça uma visita virtual à feira do folar)

Sem comentários:

Enviar um comentário